in

8 lugares inacreditáveis que existem de verdade

Quando o assunto é obra de arte, a natureza é, sem dúvidas, a maior especialista. Em toda a sua extensão, o planeta Terra nos encanta com incríveis paisagens, muitas das quais parecem até mesmo ter saído de filmes de ficção. Eu sou Donato de Paula, narrador do Mistérios do Mundo, e aqui estão 10 lugares surreais que nem parecem fazer parte deste mundo.

Lago flutuante, Ilhas Faroé

As terras nórdicas encantam com uma infinidade de paisagens utópicas, e esse lago é uma delas. Estamos falando de um lago que fica a cerca de 30 metros de altura em relação ao nível do mar, capaz de causar uma incrível ilusão de ótica quando visto de cima.

Ilusão de ótica

O ângulo perfeito faz com que o corpo d’água pareça estar a centenas de metros de altura. O lago faz contraste com o oceano logo abaixo da montanha, completando a paisagem cinematográfica. Esse é o maior lago em todas as Ilhas Faroé e é, sem dúvidas, um cartão-postal imperdível para quem visita esse arquipélago que pertence à Dinamarca.

Capadócia, Turquia

A Capadócia é um destino quase obrigatório para quem gosta de conhecer de perto a história da humanidade. Com muitos séculos de história, essa região turca traz vários resquícios de aldeias mediterrâneas escavadas por lá há centenas e milhares de anos.

Aldeias mediterrâneas

A complexidade dessas cidades mostra o quão avançado para sua época era o povo que vivia na região. A mais famosa das cidades é Derinkuyu, que possui nada menos que 18 níveis. Mas é mesmo na superfície que a Capadócia encanta quem a visita.

Paisagens estranhamente belas

Os solos vulcânicos, paisagens estranhamente belas, ricas em formações geológicas peculiares, como as chaminés de fadas, são o cartão-postal da região, cujos céus se enchem de balões.

Meteora, Grécia

Os gregos são conhecidos por sua habilidade arquitetônica, e o complexo conhecido como Meteora é mais um belíssimo exemplo dessa genialidade. Seis mosteiros ficam no alto de imensos pilares de rocha na região de Tessália, a cerca de 350 quilômetros da capital. Essas construções, que parecem desafiar as leis da gravidade, são o que sobrou de um grande complexo com cerca de 20 mosteiros.

Escadarias e história

Construídos durante o século 14, as escadas que hoje dão acesso a eles foram construídas apenas em 1920. Até então, a subida era feita através de guindastes, um trabalho e tanto. Sorte nossa que hoje podemos visitar essas relíquias históricas com maior conforto, mas não sem esforço. Para chegar lá em cima, temos que subir muitos degraus, mas o sacrifício vale a pena e é recompensado por vistas impressionantes da paisagem circundante.

A Onda, Estados Unidos

A Onda, no Arizona, teve um capricho especial da mãe natureza. Essa paisagem, digna de cartões-postais, foi totalmente formada pela ação da água e do vento ao longo de milhares de anos. As rochas de arenito formam uma espécie de ondulação, daí o nome. As curvas surgiram como resultado da erosão ainda no período Jurássico, e a maior rocha da Onda tem 36 metros de comprimento por 19 de largura.

Experiência única

Andar por entre essas formações rochosas é como estar caminhando dentro de uma pintura. O tom avermelhado das montanhas contribui ainda mais para a paisagem, tornando o passeio inesquecível. Chegar lá não é fácil; são necessários 10 quilômetros a pé em uma paisagem infinitamente árida e desértica. Não há trilhas.

Cavernas de Waitomo, Nova Zelândia

Terra de umas das paisagens mais exuberantes do mundo, a Nova Zelândia tem um pouco de tudo. Mas é mesmo no subsolo desse país incrível que se esconde uma das vistas mais surreais do planeta.

Formação das cavernas

As milenares Cavernas de Waitomo foram formadas a partir da ação de correntes de águas subterrâneas no calcário. O resultado foi a formação de grutas repletas de estalactites e estalagmites, criando uma paisagem única que dificilmente se vê em outros lugares.

Efeito mágico dos vagalumes

O mais incrível dessas cavernas são os vagalumes nativos que decoram as paredes das passagens e trazem à luz um efeito mágico que só quem já esteve por lá consegue entender.

Grande Fonte Prismática, Estados Unidos

Eis a maior fonte de água quente dos Estados Unidos, e fica no famoso Parque Nacional de Yellowstone. Fora dos domínios norte-americanos, ela perde apenas para as da Nova Zelândia, que se destacam como as maiores do mundo.

Dimensões e temperatura

A formação chega a uma profundidade de 50 metros em seu ponto mais fundo, e a temperatura pode chegar a 70 graus.

Atrações de Yellowstone

Essa fonte, que explode em cores, é apenas uma das atrações de Yellowstone, que possui ao todo mais de 10 gêiseres, com pelo menos 200 entrando em erupção todos os anos. Além da sua proporção fora do normal, a Grande Fonte Prismática também chama atenção por conta das suas cores impressionantes.

Huacachina, Peru

A vila peruana de Huacachina não é exatamente uma maravilha da natureza, mas sim um grande exemplo de como a habilidade do ser humano pode se somar à beleza natural. Este pequeno vilarejo, com uma população permanente de 100 pessoas, chama a atenção por ter sido construído em torno de um pequeno lago natural no meio do deserto. É justamente por isso que recebe o nome de Oásis da América.

Atrações e atividades

O local recebe muitos turistas, mas os principais frequentadores são os moradores da cidade vizinha de Ica, que usam o vilarejo como uma espécie de resort de férias. Entre as atrações do vilarejo estão a prática de esportes, como sandboard, e os passeios de buggy nas dunas de areia, uma excelente pedida para quem gosta de se aventurar em pontos turísticos que raramente estão incluídos nos guias.

Ponte Dourada, Vietnã

Essa maravilha da arquitetura moderna tem 150 metros de comprimento e fica a 1400 metros de altitude, no meio das montanhas de Anam. A passarela dourada se curva em um design elegante, mas são as mãos esculpidas segurando a ponte pedonal o verdadeiro fator de admiração.

Esculturas impressionantes

Duas grandes esculturas de pedra dão a impressão de que a ponte está sendo segurada por mãos gigantes, criando uma experiência única para os visitantes. A vista panorâmica das montanhas e do cenário natural ao redor torna a ponte dourada um destino turístico imperdível para quem visita o Vietnã.

Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

Falar de belezas naturais sem citar o nosso país seria um tremendo pecado. Por isso, guardamos um lugar especial neste vídeo para as Cataratas do Iguaçu, que estão entre as principais atrações turísticas do sul do país. Localizadas na fronteira do Paraná com a Argentina, as Cataratas são um patrimônio natural da humanidade e dão um verdadeiro show de beleza natural.

Esse destino incrível prova que você não precisa viajar muito longe para conhecer as maravilhas de nosso planeta. As visitas a esse cartão-postal normalmente são acompanhadas por um guia e incluem trilhas, pausas para fotografias, passeios de bote, entre várias outras atrações. Ao todo, as Cataratas são formadas por 275 quedas d’água no Rio Iguaçu, formando uma paisagem difícil de se repetir em qualquer outra parte do mundo.

Cavernas Glaciares de Mendenhall, Alasca

Com 19 km de comprimento, esse glaciar é um dos maiores do seu tipo no Alasca. O lugar é famoso por suas várias grutas que se formaram naturalmente com o passar dos anos. As cavernas são tomadas por uma coloração azul incrível, com exóticas formações de gelo e passagens de água.

 

Por que dizem “câmbio” no rádio?

Preço de um Rim: Mitos e Verdades

Preço de um Rim: Mitos e Verdades